O Ministério da Saúde (MINSA) instalou cinco Centros de Tratamento à Cólera (CTAs) nos municípios de Cacuaco e Sequele, províncias de Luanda e Icolo e Bengo, para reforçar o atendimento de pacientes e controlar o surto da doença declarada. Três desses centros foram criados no Hospital Municipal de Cacuaco e dois no Hospital Geral Heróis de Kifangondo, em Sequele.
O MINSA informou que estão asseguradas as condições para assistência médica, vacinação e medidas de sensibilização da população sobre práticas de higiene, como lavar as mãos e higienizar alimentos, para prevenir a transmissão da doença.
Registrados 58 Casos Suspeitos de Cólera em Cacuaco
Até a segunda semana epidemiológica de 2025, foram registrados 58 casos suspeitos de cólera no município de Cacuaco. Desses, 36 são do sexo masculino e 22 do sexo feminino, com idades entre 6 e 65 anos, segundo o boletim informativo do MINSA.
Atualmente, 18 pacientes estão internados no Hospital Municipal de Cacuaco (10 na Pediatria e 8 na Medicina), seis no Hospital Provincial do Quifangondo e um na Maternidade Lucrécia Paim.
Fonte: Angop