15 de Junho, 2024
Edit Content
OMS aprova vacina simplificada contra cólera para combater escassez global
Notícia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou na sexta-feira (19/04) uma versão simplificada da vacina oral contra a cólera, a Euvichol-S, em um esforço para aumentar a produção e combater o crescente número de casos da doença em todo o mundo.

A nova vacina, desenvolvida pelo grupo sul-coreano EuBiologics, é uma formulação simplificada da Euvichol-Plus, já aprovada pela OMS. Essa nova versão contém menos componentes, o que deve permitir uma produção mais rápida e em maior escala.

Segundo a OMS, a Euvichol-S possui a mesma taxa de eficácia que as vacinas mais complexas. A organização espera que a aprovação da nova vacina contribua para um rápido aumento na produção e na disponibilidade de doses, especialmente para as comunidades que mais precisam, em meio a surtos da doença.

Aumento nos Casos de Cólera Impulsiona a Busca por Soluções

Nos últimos anos, o número de casos de cólera tem crescido exponencialmente, com 473.000 notificações à OMS em 2022, o dobro do registrado no ano anterior. Em 2023, dados preliminares indicam que esse número ultrapassou 700.000.

Para combater o aumento da doença e a escassez global de vacinas, a OMS já havia recomendado a redução de duas para apenas uma dose da vacina. Atualmente, 23 países registram surtos de cólera, com os impactos mais graves sendo sentidos em países como Comores, República Democrática do Congo, Etiópia, Moçambique, Somália, Zâmbia e Zimbabué.

Vacina Simplificada Traz Esperança para Comunidades Vulneráveis

A aprovação da Euvichol-S pela OMS é vista como um importante passo para aumentar o estoque global de vacinas contra a cólera. Estima-se que, com a nova vacina, a produção passe de 38 milhões de doses em 2023 para cerca de 50 milhões neste ano.

“A decisão da OMS representa uma tábua de salvação para comunidades vulneráveis em todo o mundo”, afirma Derrick Sim, chefe de mercados de vacinas da Gavi, a Aliança Global de Vacinas e Imunização.

A vacina Euvichol-S tem prazo de validade de 24 meses e, por enquanto, a EuBiologics é a única fabricante de vacinas orais contra a cólera. No entanto, espera-se que outros fabricantes entrem no mercado nos próximos anos.

A aprovação da Euvichol-S pela OMS é um passo crucial para combater a cólera e proteger as populações mais vulneráveis à doença. A vacina simplificada e de produção mais rápida deve ajudar a aumentar a disponibilidade de doses e facilitar o acesso à imunização em todo o mundo.

Foco Saúde//

Deixa o seu comentário