18 de Abril, 2025

Por que é tão importante cuidar da saúde visual?

Sabia que cerca de 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada e que 60 a 80% desses casos poderiam ser facilmente evitados? Os olhos são a porta de entrada para o mundo, afectando directamente o nosso bem-estar, produtividade e interacção com o exterior, e, tal como todos os elementos do nosso corpo, têm de ser cuidados e protegidos.

Assinalando-se, a 7 de Abril, o Dia Mundial da Saúde, nesta semana, é importante recordarmos o papel da visão no nosso dia-a-dia e reforçar que a adopção de hábitos visuais saudáveis pode prevenir outras implicações com impacto em todo o organismo.

As condições oculares de uma pessoa podem ter várias origens e, apesar de existirem anomalias genéticas, os hábitos e escolhas de estilo de vida não saudáveis podem ter um grande impacto na qualidade da visão. Maus hábitos alimentares, não estar atento a sintomas oculares e não procurar ajuda especializada, poderão causar, entre outras comorbidades, dificuldades ou degradação da visão e, em casos mais graves, a perda da visão.

Assim, é importante manter o hábito de, ao longo da sua vida, ir não só fazendo de forma regular análises e um rastreamento da saúde em geral, como análises clínicas e exames de rotina, mas também visitar regularmente o seu optometrista.

A visão é responsável por 85% das informações processadas no cérebro, sendo por isso importante priorizar os cuidados oftalmológicos na sua rotina de saúde. Nem sempre os problemas de visão provocam sintomas na sua fase inicial, o que pode dificultar o tratamento, pelo que é recomendado que visite regularmente um optometrista. Este irá fazer um rastreamento à evolução da sua saúde visual e da sua graduação (no caso de usar óculos), analisando de forma primária o estado dos seus olhos. Caso detecte algum sintoma, irá encaminhá-lo para um médico oftalmologista.

Além da visita regular ao optometrista, é ainda fundamental adoptar cuidados preventivos na sua rotina, para prevenir o aparecimento de doenças oculares. Alguns desses hábitos passam pela protecção dos olhos contra a radiação ultravioleta, o controlo do uso diário de ecrãs, a adopção de uma alimentação saudável e variada, e o repouso e descanso da vista, sendo o ideal dormir, no mínimo, oito horas por dia, para evitar a irritação dos olhos.

O uso de óculos com lentes que bloqueiam a luz azul pode também ajudar a reduzir a tensão ocular e, se usar lentes de contacto, procure sempre lavar as mãos antes de lhes mexer, seguindo as recomendações de uso, manutenção e limpeza.

Se passa longos períodos de tempo em frente ao computador, faça pausas curtas a cada 20 minutos, desviando o olhar do ecrã, olhando para objectos a mais de 6 metros e piscando os olhos várias vezes para ajudar a descansar a vista. Este método ajuda a reduzir a fadiga ocular e a visão turva ou embaçada. Além disso, ao usar dispositivos móveis, é importante manter uma distância adequada entre os olhos e o ecrã, sendo recomendada uma distância entre 40 a 70 centímetros, para reduzir o esforço ocular.

É ainda fundamental certificar-se de que a iluminação do ambiente é a mais adequada ao usar dispositivos móveis, evitando luzes muito fortes ou muito fracas, pois isso pode causar tensão adicional aos olhos. Adicionalmente, é importante manter o ecrã limpo, para evitar reflexos e esforço desnecessário dos olhos.

A par da adopção destes cuidados, deve ainda estar atento a possíveis sintomas ou sinais de doenças oculares, por mais pequenos que sejam. Existem sintomas que poderão estar associados a algum problema ocular, como por exemplo olhos secos e/ou vermelhos, fadiga ocular, visão desfocada e tensão ocular, sendo que nesses casos deve procurar a ajuda de um profissional de saúde.

Mesmo na ausência de sintomas, deve consultar o seu optometrista periodicamente, para a detecção e prevenção precoce de patologias que, muitas vezes, podem não apresentar sintomas claros.

Promover a saúde visual é uma responsabilidade contínua que exige a adopção de hábitos saudáveis no seu dia-a-dia. É, assim, importante que faça check-ups regulares e que cuide da visão.

por: José Geraldes

Director Técnico do Centrooptico

Deixa o seu comentário