Angola inicia um novo caminho na medicina com a realização da primeira cirurgia robótica, ocorrido ontem, terça feira, no Complexo Hospitalar de Doenças Cardio Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento.
A cirurgia, com duração de 1h30, foi conduzida pela equipe liderada pelo renomado urologista oncológico americano, Dr. Vitul Patel. O procedimento representou um avanço significativo para o Sistema Nacional de Saúde.
Em declarações à imprensa, Carlos Alberto Masseca, diretor-geral da unidade hospitalar, expressou seu entusiasmo com o sucesso do procedimento: “A cirurgia correu bem. O paciente já saiu do bloco operatório e manteve uma conversa com os médicos. Antes, houve um processo de preparação e uma interação entre as equipas angolanas e norte-americanas, o que permitiu que o doente estivesse em boas condições para que o procedimento decorresse sem sobressaltos.”
A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, também comentou sobre o impacto da cirurgia robótica na saúde em Angola, afirmando que a tecnologia será expandida para outras especialidades. “O robô cirúrgico, colocado à disposição do Serviço Nacional de Saúde, junta-se aos outros meios para uma melhor prestação de cuidados de saúde. Por isso, num futuro breve, será feita cirurgia ginecológica robótica, geral, torácica, neurocirurgia e ortopedia”, anunciou a ministra.
A ministra ainda acrescentou que Angola adqueriu dois robós cirúrgicos, um para treinamento e outro para assistência,
Angola torna-se, assim, o segundo país da África Subsaariana a realizar a cirurgia robótica, seguindo os passos da África do Sul.