19 de Abril, 2024
Edit Content
Cientistas confirmam: Este alimento comum tem substância anti-cancro
Ciência

Um composto natural presente nos brócolos, entre outros alimentos, pode ser uma aliada no combate ao cancro. Trata-se do sulforafano, uma substância associada a vários benefícios para a saúde. Agora, investigadores da Universidade de Sydney, na australiana, perceberam que também evita a formação de coágulos sanguíneos, segundo um estudo publicado na revista científica ACS Central Science.

Os cientistas referem que a substância diminui a aglomeração das plaquetas e, consequentemente, as hipóteses de formação de coágulos que podem causar um acidente vascular cerebral (AVC). 

“O composto do brócolos não só é eficaz na melhoria do desempenho da medicação anticoágulo após um acidente vascular cerebral, como também pode ser usado como agente preventivo para doentes com alto risco de AVC”, disse o biomédico Xuyu Liu, um dos autores do estudo, em entrevista ao portal do Instituto de Pesquisa do Coração do Reino Unido.

Com base nestes resultados, os cientistas sugerem a criação de medicamentos que usem sulforafano como princípio ativo para lidar com emergências médicas, tendo em conta que os fármacos atualmente em distribuição só funcionam em 20% dos casos. Em testes feitos com ratos, a combinação do SFN com esses fármacos aumentou a taxa de sucesso para 60%.

Fonte: notícias ao minuto

Deixa o seu comentário