23 de Julho, 2024
Edit Content
Médica aconselha moderação na ingestão de bebidas alcoólicas
Estilo de vida
Ondjiva – A directora clínica do Hospital Geral de Ondjiva (Cunene), Eufrasina de Oliveira, aconselhou, esta quinta-feira, as famílias no sentido de moderar o consumo de bebidas alcoólicas e de alimentos, durante a quadra festiva.

Em declarações à ANGOP, a médica disse ser fundamental que as mães prestem maior atenção na alimentação das crianças, para evitar intoxicações gastrointestinais, sendo que nesta época do ano os excessos têm constituído motivos de vários casos de assistência clínica.

Por este motivo, pediu às mães a terem maior responsabilidade para com os petizes diante de guloseimas e outros enchidos de natal, alimentos gordurosos e primarem por alimentos mais saudáveis.

“Geralmente na quadra festiva as donas de casa têm vontade de cumprir com o ritual natalício, confeccionando comidas com alto teor glicêmicos e gordurosos e, como consequência, há registo de casos elevados de intoxicações etílicas, dores de estômago, vómitos e diarreias”, sustentou.

Acrescentou que a tendência actual é enveredar por uma vida mais saudável, em benefício da saúde, daí a necessidade de colocar à disposição das famílias mais frutas, sumos naturais e vegetais.

Falou do consumo de bebidas alcoólicas, cujo excesso tem causado vários casos de traumatismos, resultantes de brigas, acidentes de viação e ferimentos com armas brancas.

Eufrasina de Oliveira alertou também para o facto de, nesta altura, registarem-se acidentes motivados por queimaduras, realçando ser uma época em que as pessoas estão em contacto permanente com o fogo na feitura de bolos e outras iguarias sazonais.

Fonte: Angop

Deixa o seu comentário