15 de Abril, 2024
Edit Content
Oftalmed anuncia para breve a exportação de lentes oftálmicas nos países da África Central e PALOP
Publi reportagem

A Oftalmed, subsidiária do grupo Centrooptico, inaugurada recentemente, em Luanda, Viana Park, primeira fábrica de lentes oftálmicas, prevê para breve a exportação dos seus produtos nos países da África Central e nos PALOP.

A informação foi avançada nesta Sexta-feira ao Foco Saúde pelo director técnico de qualidade da Oftalmed, José Geraldes, durante uma visita guiada à referida fábrica.

A visita foi marcada com a apresentação das quatros grandes máquinas responsável na fabricação das lentes.
A pós a recepção dos resultados dos exames médicos dos pacientes, os técnicos senguem em processo à primeira máquina, chamada Bloqueador que prende e bloqueia a matéria prima, a seguir passa para o gerador de Graduação, máquina que dá a graduação das lentes, o processo segui até ao Polidor, máquina que torna a lente mais transparente, o processo termina na máquina Leser que faz a marcação das características das lentes, explicou.
A visita seguiu, onde foram apresentado dois controlos de qualidade, um laboratório, sala de tratamento de montagem e uma área de tratamento de endurecimento das lentes.

Contando com quadros altamente qualificados e tecnologia de ponta, alinhada com os mais elevados standards internacionais para a indústria de dispositivos médicos, a Oftalmed tem uma capacidade de produção de mais de 1.000 lentes por dia, com uma linha de produção, estando prevista a instalação de uma segunda linha de montagem, que permitirá assegurar a produção de mais de 2.000 lentes por dia.

Com uma área de 1.800 metros quadrados, a unidade de produção está equipada com a mais recente maquinaria e instrumentos utilizados na produção de lentes oftálmicas. A criação desta unidade em Angola, com a consultoria da Zeiss, líder mundial de óptica de precisão, permite reduzir o tempo de entrega de lentes oftálmicas, que passa de um mês para em média cinco dias, uma vez que deixa de ser necessário encomendar e importar do estrangeiro, e passar pelo processo de desalfandegamento. A abertura da fábrica possibilita ainda tornar o preço das lentes, a partir de agora produzidas em território nacional, mais competitivo, e por conseguinte, mais acessível para a população que carece de cuidados de saúde visual

A fábrica da Oftalmed foi desenvolvida com a colaboração de marcas de renome internacional, como as alemãs, ZEISS, um dos maiores produtores de lentes do mundo, a Schneider e a Buhler, empresas líderes mundiais no desenvolvimento e produção de máquinas industriais para o sector.
A fábrica tem uma capacidade de produção por dia de mil lentes, foi inaugurada no dia 20 de Janeiro do ano em curso.

Foco Saúde//

Deixa o seu comentário