Em um passo para combater a crescente epidemia de obesidade infantil, o governo britânico anunciou nesta quinta-feira que irá proibir anúncios televisivos de fast food até às 21h, a partir de outubro de 2025. A medida, que também inclui uma proibição total de anúncios pagos de alimentos e bebidas pouco saudáveis na internet, visa proteger as crianças da exposição constante a propagandas que incentivam o consumo de alimentos ultraprocessados e ricos em açúcar, sal e gordura.
O vice-ministro da Saúde Pública e Prevenção, Andrew Gwynne, justificou a decisão em uma declaração à Câmara dos Comuns, destacando a preocupante estatística de que uma em cada cinco crianças da escola primária no Reino Unido está com excesso de peso, um número que se eleva para mais de um terço entre os adolescentes.
“Estas restrições irão ajudar a proteger as crianças da exposição à publicidade de alimentos e bebidas menos saudáveis”, afirmou Gwynne. A nova legislação busca criar um ambiente mais saudável para as crianças, limitando a influência da publicidade na escolha alimentar dos mais jovens.
A proibição completa de anúncios pagos de alimentos e bebidas pouco saudáveis na internet é outra medida importante para combater a obesidade infantil. Estudos demonstram que a publicidade online tem um impacto significativo no comportamento alimentar das crianças, influenciando suas preferências e aumentando o consumo de alimentos ultraprocessados.
Espera-se que a nova legislação tenha um impacto positivo na saúde das crianças britânicas, reduzindo a obesidade infantil e promovendo hábitos alimentares mais saudáveis. Ao limitar a exposição das crianças à publicidade de alimentos não saudáveis, o governo busca criar um ambiente mais favorável para que elas façam escolhas alimentares mais saudáveis.