15 de Junho, 2024
Edit Content
Ambaca realiza campanha contra cólera
AngolaNotícia

Campanhas de sensibilização para a prevenção da cólera estão a ser realizadas, no município de Ambaca, pelas autoridades sanitárias locais, em consequência do surto que afecta alguns países da África Austral.

Em declarações hoje, quarta-feira, à ANGOP,  o director municipal da Saúde, Inocêncio João José ,disse que os  técnicos do sector estão a aconselhar a população a redobrar os cuidados de higiene pessoal, do lar e das comunidades.

Os cidadãos estão ainda a ser orientados a lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, sobretudo, depois de usar a casa de banho e antes e depois das refeições, assim como ferver a água para beber.

Apelou a população a estar atenta aos sintomas e dirigir-se a uma unidade sanitária nos primeiros sinais da doença, que é contagiosa .

Explicou que as autoridades sanitárias estão a realizar esta acção, principalmente, porque o município faz fronteira o Uige,  província limítrofe com o Congo Democrático.

 Esta também na base da campanha, a realização da feira regional que acontece todas às sexta-feira, em Camabatela, sede do município.

No entanto, o sector de Saúde Pública no município alertou para as condições de saneamento básico do meio, por falta de aterros sanitários e de contentores..

Segundo as autoridades, há cada vez mais amontoados de lixo na municipalidade e nesta época a água das chuvas mistura-se com a das cacimbas, consumida pela população.

Fonte: Angop

Deixa o seu comentário