23 de Julho, 2024
Edit Content
ANASO defende programas do VIH liderados pela comunidade
ÁfricaNotíciaSaúde

A Rede Angolana das Organizações de Serviços de SIDA (ANASO) considera que investir em programas do VIH liderados pela comunidade oferece benefícios para a resposta a epidemia.

“Desde o início da epidemia que as Comunidades têm sido a força motora para o  progresso de acabar com a SIDA”, disse o Presidente da ANASO, António Coelho, esta quinta-feira, num comunicado alusivo ao 1 de Dezembro, dia Mundial da Luta contra a SIDA.

“Hoje o mundo assiste a uma redução do financiamento para o VIH e este retrocesso sem precedentes está a custar vidas”, disse.

Segundo António Coelho, “O lema deste ano, “Deixem as comunidades liderarem”  chama a atenção para a necessidade de os governos e parceiros apoiarem mais os papéis de liderança das Comunidades que precisam de ser financiadas de forma plena e confiável para permitir a expansão necessária.”

Para o activista, investir em programas do VIH liderados pela comunidade oferece benefícios para a resposta a epidemia.

António Coelho refere que a  SIDA, continua a ser um grande problema de Saúde Pública, quarenta anos depois.

” Angola, é um país com cerca de 33 milhões de habitantes, com uma epidemia generalizada do VIH e com uma taxa de prevalência estimada em 2,%.”, refere o comunicado.

O presidente da ANASO defendeu que o Dia Mundial da Luta contra a SIDA é um apelo global a acção para capacitar e apoiar as comunidades no seu papel de liderança.

Fonte: JA

Deixa o seu comentário