Edit Content
Sector da saúde em Angola conta com cerca de 107 mil efetivos
Notícia

O sector da saúde em Angola conta actualmente com uma força de trabalho de 106.791 profissionais, abrangendo diversas carreiras, por ocasião da incorporação de 5.511 novos agentes através da Quota Adicional do Concurso Público de Ingresso de 2022. 

Segundo um documento divulgado pelo Ministério da Saúde, acessado pela Angop, dos 106.791 trabalhadores, 72.618 são mulheres e 34.173 são homens. A maioria desses profissionais, cerca de 89%, pertence ao Regime Especial, que abrange as carreiras de médicos, enfermeiros, diagnóstico e terapêutico, e apoio hospitalar. Os outros 11% estão alocados no Regime Geral da Função Pública, Inspeção e carreira de trabalhador social.

Apesar do incremento na força de trabalho, o setor da saúde enfrenta grandes desafios, como o aumento da quantidade e qualidade de profissionais envolvidos, a expansão dos serviços de saúde em áreas urbanas, periurbanas e rurais, e a resposta ao crescimento contínuo populacional do país. A melhoria da proximidade dos serviços de saúde às comunidades é uma das prioridades atuais.

Este ano, o Dia Nacional do Trabalhador da Saúde, comemorado ontem, 25 de setembro, teve como lema “Trabalhadores da saúde rumo à qualidade de saúde nas comunidades”. A data é uma oportunidade para reconhecer o papel crucial dos trabalhadores da saúde, que se mantêm dedicados a aliviar o sofrimento das situações, de forma contínua num contexto de alta diversidade e complexidade.

No documento, o Ministério da Saúde destaca que os esforços para mobilizar recursos adicionais, especialmente no campo dos recursos humanos, têm sido intensificados. As admissões de novos trabalhadores nos concursos públicos realizados em 2018, 2019 e 2022 permitiram a entrada de 46.604 profissionais para o setor, contribuindo para o aumento da capacidade do Sistema Nacional de Saúde.

Deixa o seu comentário