30 de Maio, 2024
Edit Content
Humanos estão a perder a capacidade de digerir fibras, diz estudo
Estudo

Um estudo da Universidade Ben-Gurion, publicado na revista Science, revela que os humanos estão a perder a capacidade de digerir fibras. Comparando a microbiota de humanos de diferentes épocas e regiões, os investigadores revelam que estamos com uma quantidade muito menor dos microrganismos que decompõem fibras.

Segundo os autores do estudo, as bactérias Ruminococcus eram abundantes em pessoas que viveram há dois mil anos. Os cientistas chegaram a esta conclusão depois de analisarem amostras de fezes. Por outro lado, esses microrganismos estão se tornando cada vez mais raros nas populações modernas e industrializadas.

“Estas descobertas sugerem um declínio dessas espécies no intestino humano, provavelmente influenciado pela mudança para estilos de vida ocidentalizados”, escrevem. Ainda assim, os cientistas sugerem que sejam realizados mais estudo para que possamos perceber se esta falta de fibras está relacionada com a saúde metabólica cada vez mais pobre da população mundial.

Persiste também a dúvida em relação ao facto de a suplementação ou reintrodução das fibras na dieta poder, ou não, aumentar a quantidade de bactérias e, consequentemente, melhorar a saúde.

Fonte: notícias ao minuto

Deixa o seu comentário