O Instituto Hematológico Pediátrico Dra. Victória do Espírito Santo está a reforçar o seu quadro de hematologistas clínicos nos próximos dias para responder à crescente procura por serviços especializados em doenças do sangue. A informação foi avançada nesta segunda-feira pela médica Silvana Kurizemba, em declarações ao Jornal de Angola, por ocasião do Dia Mundial da Hemofilia, que se assinala nesta quinta-feira.
Actualmente, apenas Luanda dispõe de médicos especializados em hematologia, obrigando pacientes de outras províncias a deslocarem-se à capital para receberem tratamento adequado. O país conta com um único instituto hematológico, localizado em Luanda, o que dificulta o diagnóstico e acompanhamento de casos nas demais regiões.

De acordo com a Dra. Kurizemba, muitas famílias com pacientes diagnosticados com anemia falciforme, hemofilia, leucemia e linfomas acabam por se mudar para Luanda em busca de tratamento.
Dia Mundial da Hemofilia, chama atenção para desafios
A celebração do Dia Mundial da Hemofilia (17 de abril) reforça a importância de melhorar o diagnóstico precoce e o tratamento de doenças hematológicas. No país, a escassez de infraestruturas e profissionais especializados ainda é um obstáculo.
Fonte: JA