12 de Dezembro, 2024
OMS pré-qualifica primeiro teste de diagnóstico da tuberculose
Internacional

A Organização Mundial da Saúde (OMS) deu um importante passo na luta contra a tuberculose ao anunciar na semana passada, a pré-qualificação do primeiro teste de diagnóstico molecular da doença, o Xpert® MTB/RIF Ultra. Este avanço marca um marco significativo na detecção precoce da tuberculose, uma das principais causas de morte por doenças infecciosas no mundo, com mais de um milhão de vítimas anuais.

Um Diagnóstico Rápido e Preciso

O teste Xpert® MTB/RIF Ultra, fabricado pela empresa Cepheid Inc., utiliza tecnologia molecular para identificar a presença do material genético da Mycobacterium tuberculosis, a bactéria causadora da tuberculose. Ele é capaz de fornecer resultados em poucas horas, um fator crítico para o tratamento imediato.

Além de diagnosticar a presença da doença, o teste também identifica mutações associadas à resistência à rifampicina, um dos principais medicamentos utilizados no tratamento da tuberculose. Isso permite detectar casos de tuberculose multirresistente, um dos maiores desafios globais de saúde pública.

O Xpert® MTB/RIF Ultra foi projetado para pacientes com triagem positiva para tuberculose pulmonar que ainda não iniciaram o tratamento antituberculose ou receberam menos de três dias de terapia nos últimos seis meses. Sua utilização promete melhorar significativamente a eficiência na detecção e tratamento, reduzindo os custos socioeconômicos associados à doença, especialmente em países de baixo e médio rendimento.

A tuberculose continua sendo uma prioridade crítica na agenda de saúde global devido ao seu impacto devastador. A detecção precoce de casos, especialmente de estirpes resistentes a medicamentos, é fundamental para controlar a disseminação da doença.

Deixa o seu comentário