O acto central do Dia Mundial de Combate à Tuberculose que, se celebra no domingo, acontece, hoje, a partir das 10h00, no Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonar Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, em Luanda, com a realização de um seminário.
De acordo com o programa da celebração da data, o coordenador do Programa Nacional de Combate à Tuberculose, Ambrósio Disadidi, vai fazer uma introdução sobre a actividade e os objectivos do encontro.
Entre os convidados como orador constam membros do Gabinete de Comunicação Institucional do Ministério da Saúde, assim como o director do Gabinete Provincial da Saúde de Luanda (GPSL), Manuel Varela, que vai explicar a posição epidemiológica da tuberculose na capital do país.
Durante a palestra, a médica Henriqueta Ulundo, do Hospital Pediátrico, vai dissertar, igualmente, sobre a tuberculose nas crianças e a sua experiência de trabalho na unidade sanitária David Bernardino.
O tema sobre “Tuberculose Fármaco-Resistente: Experiência no Centro Especializado de Tratamento de Endemias e Pandemia (CETEP)” consta do programa.
De acordo com a fonte do Ministério da Saúde, para esta cerimónia foram convidados os representantes do Tratamento Directamente Observado, da Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP) e da ONG Médicos com África. Antes das palestras, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, vai proceder à abertura do acto.
O Dia Mundial de Combate à Tuberculose celebra-se no domingo e foi instituído como forma de alertar o público sobre a pandemia da tuberculose e as dificuldades para eliminar a doença.
Fonte: JA