Os países-membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) não conseguiram alcançar um acordo a fim de preparar melhor o mundo para uma futura pandemia, devendo retomar as negociações em Abril, avançou, esta sexta-feira, a agência de notícias France-Presse.
“Não estamos longe de chegar a um acordo”, afirmou o director-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, no fim das negociações na sede da organização, em Genebra, salientando “um acordo é um instrumento que salva vidas e não apenas um pedaço de papel”.
Os 194 países-membros da OMS decidiram elaborar um texto vinculativo para evitar a repetição dos erros, mortais e dispendiosos, cometidos durante a gestão catastrófica da pandemia da Covid-19, que deixou claro até que ponto o mundo estava mal preparado para lidar com uma crise sanitária.
A nona e última ronda de negociações começou a 18 de Março e terminou na quinta-feira sem um texto final, ao fim de dois anos de negociações.
As discussões começaram em Fevereiro de 2022, para que o texto fosse formalmente adoptado na próxima Assembleia Mundial da Saúde, a 27 de Maio.
Fonte: JA