28 de Setembro, 2024
Edit Content
Fábrica de Kobayashi investigada sobre mortes possivelmente ligadas a suplementos
InternacionalNotícia

 Autoridades de saúde japonesas revistaram uma farmacêutica Kobayashi (4967.T), no sábado, a farmacêutica relatou cinco mortes possivelmente ligadas a suplementos alimentares usando arroz de levedura vermelha, disse uma autoridade.

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar e a cidade de Osaka inspecionaram conjuntamente a fábrica em Osaka que havia fabricado os suplementos contendo levedura vermelha “Beni-Koji”, suspeita de ter causado danos à saúde, disse o funcionário do ministério.

Imagens de notícias mostraram funcionários entrando na fábrica, e o funcionário disse que o ministério poderia procurar outros locais relacionados. A fábrica, que fabricava o produto até dezembro, estava fechada devido ao envelhecimento, segundo a imprensa japonesa.

A empresa com sede em Osaka não pôde ser contatada imediatamente para comentar. Yuko Tomiyama, chefe de relações com investidores da Kobayashi, disse à emissora pública NHK que a empresa pretende lidar sinceramente com o assunto e cooperar totalmente com a investigação.

A Kobayashi disse na sexta-feira que estava investigando uma suspeita de ligação entre os produtos e seus efeitos no rim, uma vez que recebeu relatos de doença renal ligada aos produtos.

Até a noite de quinta-feira, 114 pessoas haviam sido hospitalizadas e cinco morreram após tomar os suplementos, que foram comercializados como ajudando a reduzir os níveis de colesterol, de acordo com a empresa.

Kobayashi disse que está examinando o impacto nos lucros das últimas edições

O secretário-chefe de gabinete japonês, Yoshimasa Hayashi, criticou a empresa na terça-feira por sua resposta lenta, dizendo que era lamentável que Kobayashi tenha levado dois meses para anunciar os impactos de seus produtos na saúde.

A empresa tem recolhido produtos com Beni-Koji nos últimos dias após receber relatos de doenças renais. Seus produtos também são consumidos em lugares como a China, e a mídia japonesa disse que um caso de insuficiência renal aguda foi relatado em Taiwan.

Uma associação de consumidores chineses pediu aos consumidores que parem de usar produtos afetados, dizendo estar preocupada com o risco dos produtos Kobayashi, informou a mídia estatal na sexta-feira.

Beni-Koji contém Monascus purpureus, um bolor vermelho que também é usado como corante vermelho em alguns alimentos.

O ácido puberúlico – um potente agente antibacteriano e antimalárico que pode ser produzido a partir do mofo azul e pode ser tóxico – foi confirmado em um lote dos produtos que causaram queixas de saúde, disse a mídia japonesa.

Fonte: Reuters

Deixa o seu comentário

Verified by MonsterInsights