22 de Julho, 2024
Edit Content
Este sumo é forte candidato a ‘elixir da saúde’, diz nutricionista
Nutrição

O sumo de ameixa pode ser o ‘elixir da saúde’ que tanto procurávamos. Quem o diz é a nutricionista Rosa Becerra-Soberon, que falava ao portal Real Simple.

Para a especialista, não faltam motivos para consumirmos esta bebida, fonte de importantes nutrientes.  “As ameixas secas são uma fonte de boro, que desempenha um importante papel na prevenção da osteoporose.” Contas feitas, Rosa Becerra-Soberon diz que uma porção de ameixas secas (100 gramas) cumpre as necessidades diárias de boro (dois a três miligramas).

A nutricionista refere também que o sumo de ameixa contém dois compostos – a luteína e a zeaxantina – associados à proteção da mácula dos olhos. Quer isto dizer que faz bem à região central da retina, a parte do olho responsável por captar a luz.

Becerra-Soberon destaca ainda os efeitos na saúde da mulher. Mencionando um estudo sobre o efeito do sumo de ameixa em mulheres na pós-menopausa, refere que os resultados demonstraram uma uma redução do colesterol de lipoproteína de baixa densidade (ou LDL, o ‘mau’ colesetrol) e dos níveis de hipertensão. Além disso, descobriu-se que os compostos vegetais da fruta reduzem ainda mais os níveis de LDL,  o que pode ajudar a prevenir doenças crónicas.

Ainda assim, alerta para os riscos associados ao consumo exagerado da bebida. “Devido ao alto teor de potássio, pessoas com doença renal crónica, por exemplo, devem evitá-lo”, avisa.

Fonte: notícias ao minuto

Deixa o seu comentário