30 de Maio, 2024
Edit Content
Luanda Medical Center capacita mulheres sobre fisioterapia pélvica na preparação para o parto
Notícia

Dar a conhecer o papel da fisioterapia pélvica na preparação do corpo para o trabalho de parto foi o grande objectivo da segunda masterclass promovida pelo Luanda Medical Center (LMC), com o propósito de informar, esclarecer e preparar as futuras mães para os diferentes momentos da gestação, parto e pós-parto.

A aula, realizada na manhã da última sexta-feira, 26 de Abril, no Hotel HCTA, em Talatona, contou com a participação de 11 mulheres grávidas.

Integrada no programa anual de 11 masterclasses promovido pelo LMC, sob o mote ‘Preparação para o Nascimento’, esta segunda masterclass foi ministrada por Soraia Lima, Fisioterapeuta Pélvica do Motion Lab, que abordou os temas: ‘Alterações físicas da gravidez’, ‘Desconfortos da gravidez’, ‘Importância da fisioterapia pélvica na gravidez’, ‘Fases do trabalho de parto’ e ‘Pós-parto, o que esperar?’.

A fisioterapia obstétrica é uma área da fisioterapia que se destina ao acompanhamento da mulher durante a gravidez, parto e pós-parto, tendo como foco principal fortalecer a musculatura e o bem-estar da mãe e do bebé durante a gravidez. O impacto da preparação do corpo vai para além do físico, já que contribui também para o bem-estar emocional e psicológico da futura mãe, promovendo uma gravidez confortável, um parto suave e uma recuperação saudável pós-nascimento.

“Quando nasce um bebé, nasce também uma mãe. E o importante é prepararmos a futura mãe para a realidade da maternidade. Não só para as alterações durante a gravidez, mas também para o pós-parto. Estas acções são muito importantes para sensibilizar as mulheres para as alterações que acontecem no seu corpo, e de que forma podem melhorar, potenciar e fazer com que toda a experiência da gravidez e do pós-parto seja a mais agradável e positiva possível”, refere Soraia Lima.

Durante a aula foi ainda abordado como deve ser preparado o corpo para todas as alterações da gravidez, designadamente como manter a competência abdominal e como preparar o pavimento pélvico para o parto, assim como a mobilidade pélvica e competência perineal, a prevenção de lacerações durante o parto e como potenciar a recuperação pós-parto.

“Foi uma masterclass impactante. Estamos a formar uma comunidade de mulheres empoderadas e informadas, muito atentas à saúde da mulher e das grávidas. Observamos que estão muito envolvidas e com vontade de partilhar, com outras mulheres, as informações e aprendizagens adquiridas nestas aulas”, salienta Daniela Campos.

As duas primeiras masterclasses do programa ‘Preparação para o Nascimento’, iniciado no final de Março, com o apoio de Mustela, registaram a presença de 56 grávidas.

“Este programa tem um impacto muito importante no empoderamento das grávidas, especialmente das mães de primeira viagem, ao fornecer-lhes ferramentas práticas e conhecimentos para enfrentarem o trabalho de parto com mais confiança. Compartilhar experiências, preocupações e expectativas pode ser reconfortante e motivador para as nossas grávidas”, acrescenta a directora de Enfermagem do Luanda Medical Center.

Deixa o seu comentário