30 de Maio, 2024
Edit Content
Células tronco: Entenda como podem ajudar no tratamento de lesões
ArtigosOrtopedia

Cada vez mais as células tronco têm sido usadas para tratar lesões, mas elas ainda têm potencial a ser explorado para outros problemas de saúde, como doenças neurodegenerativas, afirma o neuro-ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho

Com certeza já ouviu falar em células tronco, mas sabe o que são e como são usadas essas células?

As células-tronco são células que possuem a capacidade única de se “transformar” em diferentes tipos de células do corpo, o que ajuda a recuperar tecidos danificados com maior velocidade.

Elas são encontradas em tecidos adultos e em embriões em desenvolvimento e têm um grande potencial na medicina regenerativa, sendo estudadas para tratamentos de diversas condições médicas, desde lesões até doenças degenerativas, como explica o Nеuro-Ortopеdista e Diretor do Departamento de Tratamento com Uso de Células Tronco do CPAH – Centro de Pesquisas e Análise Heráclito, Dr. Luiz Fеlipе Carvalho.

As células tronco já são amplamente usadas mundialmente para regenerar, em alguns casos em 100%, lesões. Mas já existem estudos em andamento para ampliar essas perspectivas, como o tratamento de doenças degenerativas cardíacas e neurodegenerativas, por exemplo, mas ainda são necessárias mais pesquisas para isso“, explica.

Como é feito o tratamento com células tronco?

De acordo com o Dr. Luiz Felipe Carvalho, as células tronco são retiradas do próprio paciente e aplicadas na região lesionada.

As células são retiradas do próprio paciente, geralmente de tecidos como a medula óssea ou a gordura. Após a coleta, as células são processadas em laboratório e purificadas, em seguida elas são aplicadas na região afetada, então elas passam a se diferenciar em células iguais às da região e ajudam a acelerar o processo de cicatrização além de diminuir e modular as dores melhorando muito a recuperação“.

Esse tipo de procedimento não encontra rejeição do organismo, justamente pelas células terem sido retiradas do próprio paciente, mas traz excelentes benefícios na recuperação da lesão“, afirma Dr. Luiz Felipe.

obre o Dr. Luiz Felipe Carvalho

Dr. Luiz Felipe Carvalho é ortopedista especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa. Já tratou grandes atletas como o jogador de futebol Rodrigo Dourado e o Ferreirinha do Grêmio. Além do tenista Argentino naturalizado Uruguaio Pablo Cuevas que faz tratamento com célula tronco desde 2017 melhorando muito sua performance avançando no ranking desde então.

O Gaúcho também é Diretor do Departamento de Tratamento com Uso de Células Tronco do CPAH – Centro de Pesquisa e Análise Heráclito – possui um profundo conhecimento sobre os modernos procedimentos cirúrgicos da coluna vertebral e também trabalha com técnicas minimamente invasivas. É diplomado pela Academia Americana de Medicina Regenerativa (AABRM), e pelo grupo Latino Americano ORTHOREGEN. Atualmente está estruturando o serviço de Medicina Regenerativa na Cidade de São Paulo para tratamentos de Artrose e de dores crônicas osteomusculares.

Deixa o seu comentário